“Título: As Raízes da Fome – Josué de Castro expos as bases econômicas, sociais e biológicas da desnutrição contínua Quase 50 anos após a morte do médico pernambucano Josué Apolônio de Castro (1908-1973), que identificou as raízes mais profundas da desnutrição, o Brasil voltou em 2022 ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual havia saído em 2014. No país, 33 milhões de pessoas, o equivalente a 15% da população, vivem a chamada insegurança alimentar grave – quando uma pessoa passa fome por não ter dinheiro para comprar comida. Outros 33 milhões vivem uma insegurança alimentar moderada, por não terem quantidade suficiente de comida.

maio 16, 2024 Off Por Luís Fernando

Atividade MAPA – Métodos de Pesquisa Aplicada à Gestão Pública

Olá, acadêmico(a) do curso de Gestão Pública! A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática da Aprendizagem- MAPA.

 

O objetivo desta atividade é fazer com que você tenha uma experiência imersiva na reflexão sobre um problema social persistente – a fome no Brasil; e como a metodologia de pesquisa é fundamental na condução de políticas públicas que buscam respostas para esses problemas.

 

Para isso, leia com atenção alguns trechos retirados da matéria escrita por Danilo Albergaria e Carlos Fioravanti, publicada na Revista Pesquisa Fapesp em fevereiro de 2023, disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/as-raizes-da-fome/ (para ter acesso ao texto completo).

 

“Título: As Raízes da Fome – Josué de Castro expos as bases econômicas, sociais e biológicas da desnutrição contínua

Quase 50 anos após a morte do médico pernambucano Josué Apolônio de Castro (1908-1973), que identificou as raízes mais profundas da desnutrição, o Brasil voltou em 2022 ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual havia saído em 2014. No país, 33 milhões de pessoas, o equivalente a 15% da população, vivem a chamada insegurança alimentar grave – quando uma pessoa passa fome por não ter dinheiro para comprar comida. Outros 33 milhões vivem uma insegurança alimentar moderada, por não terem quantidade suficiente de comida. Menos da metade da população desfruta de uma segurança alimentar plena, sabendo que terá alimentos em quantidade e qualidade satisfatórias nos dias seguintes.

SE TIVER DÚVIDAS OU PRECISAR DE ORIENTAÇÕES ESCANEIE O QRCODE OU CLIQUE PARA ATENDIMENTO NO WHATSAPP

NÃO ENCONTROU O TRABALHO QUE PRECISA?
Chame-nos no WhatsApp 21 998879815 | Escaneie o QRCODE acima ou clique no ícone do WhatsApp no cantinho da tela